ESTÂNCIA SÃO FRANCISCO REALIZA REMATE HISTÓRICO ..........................................................

O pioneirismo na importação de Crioulos do Uruguai, legado da família Sarmento, hoje administrado por Manoel Luis, ofereceu um presente à família Crioulista. No sábado, 10, em nome de seus 80 anos, a Estância São Francisco levou a Bagé, na Campanha Gaúcha, mais de 500 admiradores da raça para um remate histórico. A oferta, composta por 50 animais, foi totalmente comercializada. E a pista limpa rendeu mais de R$ 720 mil. Volume que está à altura da importância deste criatório.

Lito, como é conhecido Manuel Sarmento, foi levado pelos pais a São Francisco ainda jovem, e logo assumiu o destino de um trabalho iniciado em 1931, que até hoje já registrou 1400 Registros Particulares; produção descortinada por Barão Chico.

Quem ainda não conhecia a Estância São Francisco, palco do remate ocorrido no final de semana, acabou encontrando em suas paredes adornadas pelas fotos de um passado imponente, alguns dos mais importantes capítulos do cavalo Crioulo. Parte desta história, aliás, encontra-se no famoso livro vermelho, onde Belisário Sarmento, pai de Lito, fazia suas anotações. Guardado como relíquia, o antigo caderno representa uma das principais heranças de Manuel: a paixão pelos cavalos, sentimento que converteu-se em conhecimento, e em meados dos anos 80 o levou a criar, ao lado do amigo coronel Bayard Bretanhas Jacques, as regras para mais uma prova funcional, a famosa Bayard Sarmento.

- Para mim, foi um grande orgulho receber tantos amigos para este remate tão importante. Neste final de semana, sentimos o carinho de toda a Família Crioulista. Quem não pode vir nos enviou mensagens. São amigos de várias regiões do país, e até do Uruguai, explicou Manuel.

Na pista, não houve surpresa. O animal mais valorizado foi mesmo Ponderado Chico. Credenciado ao Bocal de Ouro pelo ginete Marcelo Rezende Moglia, o cavalo foi vendido por R$ 62.500,00 para a parceria Ouro Fino/Santo Isidro.

Fonte:
Revista Cavalos Crioulos
Data:
12/04/2010
Foto:
Carlos Eduardo Nogueira