Romney Marsh é uma raça ovina originária do condado de Kent, no Sul da Inglaterra, sendo uma ovelha de dupla aptidão: 60% carne e 40% lã. Através de uma rigorosa seleção a raça foi aperfeiçoada e hoje é uma das melhores, mais conhecidas e mais criadas raças ovinas em todo o mundo, justamente pela sua grande rusticidade, capacidade de adaptação às mais diversas condições e ótima em cruzamentos para produção de cordeiros precoces.

Na estância São Francisco a criação iniciou em 1942, e ao longo de todos esses anos de história, foram realizadas diversas importações de matrizes e reprodutores da Argentina, Uruguai e Nova Zelândia, aquisições que representam importantes investimentos genéticos para a ovinocultura Brasileira.

No tempo em que a ovinocultura viveu o seu apogeu e era o carro chefe das empresas da família, trabalhou-se com expressivo numero de animais, 32 mil ovinos entre a Estância São Francisco no Brasil e El Ombú no Uruguai.

Com uma história de mais de 75 anos de criação na raça Romney, a Estância São Francisco soma inúmeros grandes campeonatos em exposições no Brasil, Uruguai e Argentina, merecendo destaque o Tri Grande Campeonato Internacional da Raça Romney Marsh, premiação especial da Estancia São Francisco, e o primeiro Grande Campeonato conquistado pela cabanha no ano de 1945 em Pelotas. Além disso, a Estância São Francisco participa initerruptamente todos os anos desde a primeira edição da maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer.

Hoje trabalhamos aproximadamente com 800 ventres em produção e mantemos um plantel de 120 ovelhas PO. O rebanho Romney Marsh da estância São Francisco produz em media 5 kg de lã e os cordeiros são abatidos aos cinco meses a campo nativo, com peso médio de 38 kg. Sempre na busca pelo melhoramento genético de nosso plantel de ovinos com foco em animais com peso e comprimento de carcaça, bons aprumos, precocidade, pureza racial, boa estrutura e ótima pigmentação, adquirimos no ano de 2016 o 3º Melhor Macho da raça Romney Marsh da Expo Prado, Montevidéu, Uruguai. O carneiro Laureano Park 3174-15 da tradicional e premiada cabanha Santa Maria, é uma aposta da Estância São Francisco como pai de cabanha.
 
www.saofranciscobage.com.br